10 dicas fundamentais para você não fazer feio na academia

Navegue até o conteúdo1 1 – Não se esconda e nem tenha medo de errar2 2 – Não tenha receio de experimentar3 3 – Comece devagar e com segurança4 4 – Cuidado para não fazer feito na hora de escolher o look5 5 – Tipo de maquiagem ideal para não fazer feio na academia6 6 – Divirta-se, […]

A academia é um lugar onde muita gente fica com medo de fazer feio. Até parece bobagem, mas muita gente tem dúvida de que tipo de roupa é a ideal, se usa ou não maquiagem, se pode fazer barulho. Pois é são inúmeras as possibilidades de acabar passando vergonha nesse ambiente.

No entanto, com cautela e bom senso fica fácil se adaptar a esse ambiente e não fazer feio. Se você nunca frequentou uma academia, seja por insegurança ou medo não se dar bem, essa é a hora de saber tudo sobre esse assunto. Descubra agora 10 dicas para não fazer feio na academia:

spinning

1 – Não se esconda e nem tenha medo de errar

Um iniciante na academia sempre tenta se camuflar entre os aparelhos, sem ter motivação para se exercitar. Primeiramente tente aprender como funciona cada aparelho que estiver usando, concentre-se na contagem da quantidade de movimentos. Se você nunca foi a uma academia não finja saber como tudo acontece.

Esta é uma nova experiência de aprendizagem. Fazendo ou não algo de errado, às vezes terá a impressão de que todos estão olhando para você, porque está inseguro. Se não tem ideia de como realizar um exercício, peça ajuda ao instrutor. Ninguém nasce sabendo! Tenha na academia um lugar que permitirá que você faça amizades e possa melhorar sua saúde física e mental.

2 – Não tenha receio de experimentar

Certos equipamentos da academia parecem ser complicados à primeira vista. No entanto, se for do seu interesse, não deixe para depois, pergunte ao seu instrutor se ele é adequado para você. Não chegue mexendo sem ter ideia de para que serve. Assim irá fazer feio e logo aparecerá alguém tentando ajudá-lo ou dizendo para você chamar o instrutor.

3 – Comece devagar e com segurança

Deixe a timidez de lado, comece tirando dúvidas com o instrutor e no momento que começar a levantar peso, perceba, sinta seu corpo para então perceber o seu limite no levantamento de peso.

Coloque nas barras somente a quantidade que conseguir segurar, para não arriscar se machucar ou fracassar ao executar o exercício. Além disso, não é necessário fazer algo para mostrar do que é capaz, simplesmente relaxe e curta o exercício. Faça no seu tempo e logo conseguirá evoluir, levantando mais peso.

4 – Cuidado para não fazer feito na hora de escolher o look

Cuidado. Academia não é balada. Algumas mulheres ficam tão preocupadas com a aparência que acabam se produzindo demais para ir malhar. Quando pensar em que roupa usar na hora de sair, é importante perceber como está a temperatura ambiente.

Por exemplo, se estiver frio ou calor, avalie se o local tem ar condicionado. Afinal de contas, passar calor ou frio é bem desconfortável, podendo interferir muito no desempenho físico. Você pode investir em shorts de lycra ou no famoso “suplex” para ficar bem confortável no calor e nas temperaturas médias.

Os shorts Tactel são bons para correr ou caminhar, mas não são adequados para atividades que exigem flexibilidade. Combinando estas peças com tops ou blusas regatas e camisetinhas, você ficará bem confortável. Não use roupas inadequadas como looks que mostram demais, é o caso do Short jeans. Garanta o seu conforto durante a atividade

Outra opção para aqueles que vão malhar no calor são os macaquinhos suplex. Existem muitos tipos, alguns até mesmo em tecidos estampados, mas cuidado porque eles tendem a dar uma aparência vulgar. É melhor apostar em modelos em cores básicas, como preto, cinza e azul marinho.

Já os tênis, muitos pensam que todos são iguais, que qualquer um serve para malhar. Isso está completamente errado. Há tênis apenas para musculação, para correr, caminhar, enfim, escolha o modelo certo. Tenha um objetivo dentro da academia. Há pessoas que fazem um pouquinho de tudo e não fazem nada direito.

5 – Tipo de maquiagem ideal para não fazer feio na academia

Maquiagem toda derretida por causa do suor não é nada bonito. Por isso é importante saber se maquiar para esse ambiente. Para deixar os seus olhos lindos opte por um rímel à prova d’água, para os lábios ficarem perfeitos e saudáveis na academia, o ideal é hidratar e dar um pouco de cor.

Escolha especificamente um hidratante labial, opte por cores naturais, mas também pode escolher deixar-lhe um tom de cor. Já a maquiagem para seu rosto, escolha simplesmente cobrir as imperfeições, como espinhas ou manchas. Não coloque brincos, colares, pulseiras, entre outros acessórios.

6 – Divirta-se, mas siga as regras para não fazer feio

alteres

Na academia há regras ocultas, como conversar com os colegas, pedir ajuda para realizar determinado exercício, revezar a vaga nos equipamentos, cuidar os barulhos, ir com roupas adequadas, levar toalha e garrafa d’água. A forma de terminar com o medo de ir à academia é transformá-la em um local agradável para onde você queira retornar.

Caso alguém fale com você, não fique tímido, dê sequência ao diálogo. Uma das regras é não ficar fazendo festa todo o tempo, gritar, gemer ou gargalhar. Há pessoas que quando fazem força acabam reproduzindo grunhidos estranhos, saiba que isso é bem chato.

7 – Não tenha vergonha do seu corpo na academia

Não fique se comparando com os outros no ambiente da academia, evite ficar observando os corpos das pessoas. Nem chegue a pensar nisso, assim irá fazer feio. Todos os frequentadores precisam iniciar a malhação de algum ponto, para chegar ao resultado final que é a conquista de um visual sarado.

Se você está acima do peso e isso o deixa envergonhada use uma roupa que disfarce as gordurinhas e não s preocupe com o que os outros estão pensando. Às vezes imaginamos que estão falando da gente, mas pode ser apenas imaginação, do contrário ignore e continue focando no seu treinamento.

8 – Nada de ficar se exibindo

Nem pense em malhar, levantar peso e depois ficar em frente ao espelho verificando seus músculos ou sua barriga sarada. Deixe para conferir tudo isso no espelho da sua casa. Ninguém gosta de estar em um local em que alguém fica se admirando no espelho constantemente. Nenhuma mulher vai querer dar uma cantada em alguém que só sabe se admirar no espelho.

Outro detalhe importante para os homens é não ficar tirando a camisa, no decorrer do exercício, não tire nem no momento de seguir para o vestiário, parece que está se exibindo, para seus companheiros de musculação. Quando entrar no vestiário e fechar a porta, então tire a camisa.

Já as mulheres gostam de usar tops e shorts bem curtinhos na academia com a intenção de mostrar o físico, tudo bem, mas não exagere. Mostrar a barriga trincada e as pernas torneadas não é fazer feio.

Pior coisa é além de ficar se exibindo de todas as maneiras possíveis na academia, é ficar encarando todo mundo para ter certeza de que estão olhando suas atitudes. Faça seus exercícios, levante seu peso sem alarde, faça tudo de forma natural e não fará feio.

9 – Primeira semana na academia

Ser novato na academia, não significa chegar fazendo feio, pra começar procure uma academia de qualidade, pesquise antes de tomar a decisão do melhor local para malhar. No início você pode escolher frequentar a academia em horários em que tenha pouco movimento, assim terá mais tranquilidade para conhecer os equipamentos e conversar com o instrutor.

Se vista de forma adequada e não use desodorante em excesso, prefira tomar banho para combater os odores das axilas. Se você se sentir inseguro, pode até mesmo convidar um amigo para acompanhá-lo a academia, em dupla fica mais fácil não fazer feio. O amigo pode ter mais experiência, podendo ajudá-lo a se adequar ao local.

10 – Selfie na academia

Você quer que todo mundo das sua rede social saiba que está na academia, para isso comece a fazer várias selfies em todos os ângulos, chegando a chamar atenção dos outros frequentadores. Quer fazer selfie, até pode, mas nada de fazer isso todo o tempo e principalmente em frente do espelho atrapalhando quem está se exercitando. Ainda tem alguns que pedem para outra pessoa bater foto, tente não ser inconveniente.

Como escolher uma boa academia

escolhendo academia
escolhendo academia

Localização

Se você é uma pessoa muito motivada, o risco de cair na tentação de se inscrever em uma academia é grande. Se escolher uma academia perto do seu trabalho ou perto da sua casa, você não terá desculpa para não se inscrever. Portanto, ao escolher um lugar para malhar, não se esqueça de pensar em um local perto.

Convide amigos

Algumas pessoas quanto iniciam em uma academia estão acima do peso, podendo ficar um pouco intimidado. Para evitar a sensação de vergonha, o que pode ser feito é escolher uma academia que tenha atividades específicas para pessoas obesas. Outra saída e combinar com amigos para se exercitarem juntos.

Profissionais adequados

Ao escolher a academia é importante saber sobre as qualificações dos profissionais de educação física que irão orientar você durante os exercícios. Se informe também sobre o grau de experiência que eles têm na área. Peça indicação para amigos de academias que já frequentaram.

Higiene

Um lugar compartilhado por muitas pessoas precisa estar bem higienizado, observe esse detalhe quando você visitar a academia. Observe se os equipamentos são bem cuidados, se os banheiros, vestiários, chuveiros e bebedouro estão higienizados. Não arrisque contrair germes, fungos e bactérias.

Equipamentos

Outro ponto importante de uma academia são os equipamentos. Verifique se o dispositivo está no lugar que gostaria de usar e se eles estão em boas condições. Também é interessante ver se o número de equipamentos está de acordo com a quantidade de pessoas, ou se há muita fila para o uso destes aparelhos.

Horários

Antes de escolher sua academia veja se os horários combinam com o seu. Assim em todos os momentos que desejar poderá frequentar a academia, isso irá fazer você conseguir frequentar mais vezes a academia. Lembre-se que estará pagando mensalidade, por isso valorize seu dinheiro e frequente quantas vezes por semana puder.

Preços

Talvez pode ser considerado o critério mais decisivo da escolha. A academia pode até mesmo ser avaliada e passar em todos os critérios mencionados acima, mas se valor mensal não se encaixar em seu orçamento, definitivamente ela irá se tornar uma opção descartada.

Antes de analisar toda a academia o recomendado é pegar informações sobre o valor da taxa mensal, se há pagamento de matricula e exame médico. Se o pagamento pode ser feito por mês ou somente por contrato de vários meses.

Se as condições e valores já foram analisados, agora falta ver se realmente você possui o dinheiro para cobrir os custos da academia. Caso você não seja do tipo perseverante, escolha um contrato de pagamento mensal. Agora, se você está realmente dispondo a realizar uma grande sequência de meses, escola um plano trimestral ou semestral.

Frequente várias modalidades

Tem academias que possuem inúmeras atividades físicas, como aula de dança, jump, musculação, esteira, bicicleta, yoga, pilates, natação, entre outros. Não tenha vergonha de aproveitar todas as modalidades até descobrir a que mais combina com você.

Muitas vezes as pessoa se matriculam em uma academia e acabam não desfrutando de tudo o que ela pode oferecer. Além disso, você pode escolher variar entre as aulas na semana, assim não cairá na rotina, sendo uma boa motivação para continuar frequentando a academia. Para complementar use fones de ouvido com uma música bem agitada para entrar no clima das atividades.

Recomendações finais

A atividade física é uma das chaves para a boa saúde. Portanto, o exercício é recomendado para todos. No entanto, existem algumas circunstâncias ou condições que tornam melhor consultar seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.

Há momentos em que pode ser necessário ter a aprovação do médico antes de iniciar ou continuar um programa de exercícios. Se você não tem certeza sobre a sua saúde, vale a pena procurar um profissional para realizar exames. Assim, poderá fazer exercícios com a certeza de que você está trazendo benefícios ao seu corpo.

O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário.

4.8 (96.6%) 47 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *