Como limpar manchas de óleo na garagem

Separamos 16 dicas especiais e muito simples de serem feitas para te ajudar com essa dor de cabeça.

Limpar manchas de óleo é sempre uma grande dor de cabeça. É muito frustrante estacionar na garagem e perceber que está vazando óleo e além de consertar o carro terá que limpar o chão. Muitas vezes, passam dias ou meses e o chão da sua garagem ainda fica com manchas de óleo e você não sabe como removê-las. Não se preocupe, há procedimentos simples para terminar de vez com ​​manchas de óleo na sua garagem. Confira.

Várias dicas de como remover as manchas de óleo da sua garagem

1. Manchas frescas: areia fina, talco ou cinzas

Este tipo de mancha, se removida quando esta fresca (em seu estado líquido) fica mais fácil de limpar. Para isso, você terá 3 opções:  areia fina, cinzas da lareira ou de talco. Espalhe um pouco de um destes produtos na mancha e deixe absorver a quantidade máxima de óleo do motor, por uma hora, pelo menos. Depois é só remover.

 

2. Manchas de óleo antigas

Se a mancha de óleo for antiga e estiver muito impregnada no chão da garagem, você pode optar por utilizar um desengordurante concentrado, geralmente usado na cozinha. Aplique na mancha de óleo e vá esfregando e enxugando. Repita este processo algumas vezes. Então deixe o desengordurante agindo por 12 minutos. Em seguida remova com um pano e água quente.

3. Detergente de louça para retirar manchas de óleo

Detergente de louca para manchas

Derrame um pouco de detergente de louça sobre a mancha de óleo, com uma escova de roupa esfregue a mancha até perceber que o óleo está sendo removido do chão. Em seguida, com uma mangueira ou balde de água lave o excesso do óleo. Se necessário repita o processo novamente.

4. Lubrificante em spray

Com um lubrificante em spray, dê algumas borrifadas sobre a mancha de óleo da garagem. Espere 30 minutos até que ele se dilua com o óleo. Repetir este processo se necessário.

5. Detergente em pó

 detergente em pó

Coloque em cima da mancha de óleo um pouco de detergente em pó, também conhecido como sabão em pó. Ele irá umedecer assim que for misturado com a mancha de óleo, então esfregue com uma escova de roupa e espere uma hora para o detergente penetrar na mancha. Se necessário, repita o processo.

6. Bicarbonato de Sódio

bicarbonato de sódio no óleo
Coloque bicarbonato de sódio no óleo

Este produto serve praticamente para limpar tudo! Despeje uma boa dose de bicarbonato de sódio no óleo e espere umedecer de modo que você possa misturá-lo; em seguida, com uma escova dura esfregue em forma circular até que tudo comece a ser removido. Repita o processo várias vezes e depois lave com a mangueira.

Veja Mais:  Dicas para limpeza e a manutenção do seu carro

7.  Refrigerante a base de cola

Despeje na mancha refrigerante de cola
Sim, ele também serve para isso.

Despeje na mancha refrigerante de cola, de qualquer marca, e deixe por seis horas no local da mancha na sua garagem. Então lave com a mangueira e repita o processo, se necessário.

8. Água quente e detergente

Água quente e detergente
Muito cuidado nesta tarefa.

Espalhe o detergente sobre o chão e deixe por 15 minutos. Em seguida, despeje a água quente sobre a mancha e escove com uma escova de arame.  Repita o processo se a mancha persistir. Espere um dia e veja se ainda restou alguma mancha de óleo no pavimento. Isso geralmente ocorre com manchas de óleo, então será necessário repetir o processo.

Veja mais:  11 Dicas fundamentais para comprar um carro usado

9. Desengraxante no pavimento de concreto

 

Estes produtos são projetados para remover fluidos automotivos sem danificar a superfície do pavimento de concreto. Eles estão prontos para atuar fortemente e rapidamente na remoção de qualquer óleo, graxa ou sujeira embutida nas superfícies. Não se esqueça de ler as instruções do fabricante e precauções do uso do produto antes de começar.

 

– Deixar o desengraxante sobre a mancha durante 2 a 4 minutos ou durante o tempo que as instruções recomendarem.

– Se as manchas forem persistentes, você pode deixar o desengraxante por mais tempo, mas não deixe que seque.

– Se a mancha for recente, prefira diluir o produto em água.

 

10. Cimento em pó para retirar manchas de óleo

cimento em pó

Para remover com cimento em pó a mancha de óleo é bem simples. Deposite um pouco do cimento em cima da manha e deixe absorver. Depois varra com uma vassoura. Repita o processo se necessário.

11. Areia de gato

area de gato

Você pode se surpreender, mas a areia de gato é ótima para remoção de óleo do concreto por ser altamente absorvente.  Espalhe bastante areia cobrindo totalmente a mancha. Espere 10 a 15 minutos ou se a poça de óleo for muita pode deixar a areia uma noite inteira.

Após o tempo de espera, com uma bota vá esmagando a areia de gato no óleo, quebrando-a. Depois comece a espalhá-la na mancha, como um esfregão. Logo depois, comece a varrer e eliminar a areia. Então com um detergente concentrado e uma escova de roupas ou esfregão, esfregue o chão com movimentos circulares.

12. Suco de limão

Suco de limão para as manchas

Se a mancha de óleo for pequena, você pode usar o líquido de alguns limões, ele possui acido que neutraliza a mancha. Inicie limpando o óleo com um jornal, em seguida aplique o limão com uma esponja. Após é só limpar o chão.

13. Desengordurante alcalino

Este produto também conhecido como limpador de concreto é um sabão poderoso que deve ser usado somente em garagens de concreto poroso ou chão densamente manchado.

– Dilua com água conforme as orientações do fabricante.

– Aplique no local.

– Esfregue com uma escova de cerdas duras durante muitos minutos.

– Deixe agir por algumas horas.

– Seque o óleo com panos ou remova-o com um lava-jato.

 

14. Solventes

Escolha um destes solventes para eliminar o óleo do chão da sua garagem:

 

– Acetona

– Solvente de laca

– 0,6 kg de ortofosfato de sódio em 1 litro de água. Este produto é muito corrosivo para a pele. Use somente como último recurso. Coloque luvas e toda a proteção necessária.

15. Amônia

Inicie esfregando a mancha de óleo com a mistura de 1 xícara de amônia diluída em 1 galão (3,7 litros) de água. Para finalizar lave tudo com uma mangueira.

16. Lava-jato

Se já tentou inúmeros métodos e nada deu certo, então tente usar um limpador industrial ou desengordurante no local, espere 25 minutos, após lave com um lava-jato.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *