15 dicas de como manter a pintura do seu carro

Navegue até o conteúdo1 1. Sempre que possível estacione seu carro na garagem2 2. Lave o carro3 3. Proteja a pintura do sol4 4.  Evite lavar seu carro em lavagens5 5. Lave o carro com produtos adequados6 6. Não estacione embaixo de árvores7 7. Faça um tratamento de descontaminação e polimento na tinta de seu […]

A pintura do seu automóvel é um elemento bastante importante para manter a beleza e a qualidade do seu carro, mas necessita de certos cuidados. As condições ambientais, o uso diário e hábitos inadequados do usuário com o carro pode alterar a boa condição e a aparência da tinta. Para manter a pintura do seu carro como nova por mais tempo, sugerimos que você leia estas dicas:

 

1. Sempre que possível estacione seu carro na garagem

Sempre que possível estacione seu carro na garagem
Sempre que possível estacione seu carro na garagem – Por Favor

Essa dica é a melhor opção para proteger contra todo o tipo de intempérie como sol, raios ultravioleta, vandalismo, arranhões, etc. No entanto, mesmo se estacionar em uma garagem deve tomar certos cuidados:

– Alguns estacionamentos públicos possuem vagas muito estreitas e outros usuários ao estacionar podem danificar a pintura do seu carro. Tente escolher as melhores vagas.

– As garagens localizadas em porões de edifícios possuem tubos e dutos no teto, e às vezes vazam. Estes gotejamentos podem cair em seu carro e causar manchas.

2. Lave o carro

Como lavar um carro perfeitamente
Como lavar um carro perfeitamente

Realizar uma boa lavagem em seu carro muitas vezes é vital para manter a qualidade da pintura e eliminar substâncias nocivas ocorrentes pelo uso diário em asfaltos, ao manuseio da gasolina e óleos e até mesmo pelo sal de algumas estradas como na praia. A exposição prolongada a estas substâncias podem causar danos a pintura.

Para lavar o carro, o melhor feito à mão usando os produtos certos, como xampus específicos e toalhas de microfibra que não danificam a pintura.

3. Proteja a pintura do sol

Proteja a pintura do sol
Principalmente carros vermelhos

Os raios solares intensos podem ser prejudiciais para a pintura do seu carro. As cores mais afetadas são:  vermelho, amarelo e azul contínuo.  Os carros vermelhos afetados pelo sol adquirirem uma coloração rosada e mate. Portanto, prefira estacionar em locais protegidos do sol intenso.

4.  Evite lavar seu carro em lavagens

As lavagens de carro, embora muito rápidas e confortáveis, na verdade acabam sendo agressivas com a pintura do seu carro.  Pois, a ação dos rolos batendo e arrastando as cerdas da escova pela pintura gera uma abrasão sobre ela na forma de micro arranhões. Se os rolos estiverem sujos e os pulverizadores presos pelo cal, estes arranhões serão maiores e mais visíveis no sol.

5. Lave o carro com produtos adequados

Não use para ensaboar seu carro esponjas nem buchas. Elas não são nada delicadas com a pintura e poderá riscá-lo. Não use produtos de máquina de lavar louça ou amoníaco, eles podem manchar a tinta. Sua melhor alternativa é usar xampus específicos para carrocerias de automóveis, como eles possuem um pH adequado é destinado a eliminar as substâncias mais comuns encontradas em um carro. Seque com panos de microfibra ou toalhas.

6. Não estacione embaixo de árvores

A sombra que uma árvore produz, torna muito tentadora a ideia de estacionar em baixo dela. Mas pode ser prejudicial para a pintura do carro.

– As árvores, de acordo com a estação, podem deixar cair resinas que irão aderir à pintura. Sendo muito difícil de remover com uma simples lavagem.

– As aves e insetos locais adoram ficar nas árvores. Mas suas fezes são especialmente perigosas para a pintura.

– O pólen e as folhas, também danificam a pintura do carro, dependendo da época do ano.

7. Faça um tratamento de descontaminação e polimento na tinta de seu carro a cada 3 ou 6 meses

Faça um tratamento de descontaminação e polimento na tinta de seu carro a cada 3 ou 6 meses

A tinta acaba sofrendo um ligeiro desgaste com o tempo. É por isso que é necessário realizar um tratamento de descontaminação e polimento na pintura a cada 3 ou 6 meses, dependendo do uso. Essa descontaminação remove substâncias fortemente aderentes à tinta como a poluição atmosférica, resinas de árvore, oxidação do ferro, vários sprays, etc.

Logo após é colocada a cera que proporciona um filme de bem pouca espessura sobre a pintura do seu carro, protegendo e restaurando o brilho que foi perdido. Ele também atua como um repelente de água e sujeira, deixando a pintura mais resistente tornando o carro limpo por mais tempo.

8. Faça um polimento no seu carro a cada 2 ou 3 anos

Faça um polimento no seu carro para conseguir remover a camada superficial da tinta por meio de uma pasta abrasiva e uma ação de polimento. Este polimento restaura a superfície da pintura, retira pequenas marcas e riscos, além de retomar completamente o brilho perdido.

Depois de polimento encere a pintura para protegê-la.

9. Repare os danos no carro assim que eles ocorrerem

Repare os danos no carro assim que eles ocorrerem
Não perca tempo!

Nada de esperar por vários amassadinhos se acumularem em seu carro para então repará-los todos de uma só vez. Essa atitude deixará o corpo do metal sem pintura por muito tempo, exposto à corrosão e ferrugem. Nesse caso, será necessária a reparação e restauração das camadas de tinta.

  1. Lave seu carro na volta da praia
    É muito importante você lavar seu carro na volta da praia até mesmo por baixo. O sal, Além de danificar a pintura, faz acelerar a ferrugem, principalmente se tiver algum amassado.

11. Nada de querosene

Nada de querosene
É sério!

Ao fazer a lavagem do seu carro, jamais use querosene. Ela causa danos a pintura, no lugar prefira usar sabão neutro e água.

 

12. Não lave o seu carro exposto ao sol

Muitos preferem lavar o carro no sol para secar mais rápido. Mas isso traz conseqüências na pintura. Quando você coloca o xampu e vai lavando, o sol faz secar mais rapidamente sem dar tempo de você remover por completo o xampu, gerando uma mancha na tinta.

 

13. Cuidados extras com cores escuras

 

Cores como preto e azul, necessitam de cuidado redobrado, pois defeitos e arranhões são mais visíveis. Nunca remova a sujeira e a poeira com pano, prefira sempre jogar água no local.

14.  Produtos que não deve usar para lavar seu carro

Nuca use produtos de uso doméstico para lavar seu carro, são eles: sabão em pó, produtos de limpeza multiuso, cremes de barbear, cloro, pinho, etc.

15. Tudo que irá precisar para você lavar seu carro

Toalha 100% algodão

Cera para polimento

Rodo de mão

Mangueira

Detergente automotivo

2 Baldes

Panos de microfibra

Esponja

Gostou das nossas dicas? Então comente e compartilhe com seus amigos.

 

 

Mais Algumas Empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *