Quais alimentos você deve evitar durante a menstruação

A semana da sua menstruação está chegando e você já se sente inchada, cansada e com cólica. Sabia que a saída para aliviar os sintomas.

 perguntas menstruaçãoAssim como existem alimentos que fazem bem à mulher no período menstrual há alguns que podem tornar mais difícil esse momento, causando dor e flutuações de humor. No decorrer da menstruação há mulheres que têm dor ou outros sintomas mais fortes e tudo depende do organismo de cada uma.

No entanto, durante este tempo existem alimentos que podemos evitar, para pelo menos reduzir o desconforto e suportar melhor esses dias. Estudos têm demonstrado que nesse período, a mulher entra em um estado de mudanças, de acordo com o estresse e com o que consome.

A alimentação pode favorecer ou não o seu bom ou mal humor. Existem certos alimentos que se deve evitar antes e depois da menstruação. Você já ouviu aquela famosa frase “nós somos aquilo que comemos”. Portanto, em determinados dias do mês, as mulheres devem realizar uma dieta consciente e alimentar-se bem para evitar dores que trazem desconforto.

É preciso conter a vontade de comer o que faz mal nessa fase

Hoje sabemos quais alimentos não devemos comer no decorrer da menstruação. Dias anteriores à chegada das regras, as mulheres sentem vontade de comer batatas fritas, refrigerante, chocolate e outros alimentos mais calóricos. Nesse ritmo, quem sofre de TPM pode desenvolver sintomas de irritabilidade, fadiga física, barriga inchada, entre outros.

Praticamente tudo o que comemos tem influência em nosso corpo, então recomendamos que você fique atenta aos alimentos que você deve ficar longe no período menstrual. Veja agora alguns exemplos.

Hidratos de carbono complexos

Estamos falando de pão branco, arroz, doces, refrigerantes e outros alimentos processados. Muitas mulheres tem dificuldade de banir o consumo de açúcar e outros carboidratos da sua alimentação, mesmo durante o período menstrual.

O ideal é substituir por outros alimentos saudáveis, como frutas e grãos integrais. Também é uma ótima opção optar por damascos, laranjas, ameixas, peras, cenouras, alcachofras, pepinos e milho.

Consumo de cafeína

Bebidas com Cafeina

No período menstrual o melhor é evitar todos os produtos que contenham cafeína. Isso porque a cafeína provoca inchaço e irrita o estômago, que é mais sensível nestes dias de menstruação e também fazem a mulher perder o sono. Em vez de tomar café, escolha mel com cereais solúveis.

Salcuidado com o sal

Se você gosta muitos de adicionar sal em suas refeições, tente diminuir o consumo, embora bani-lo totalmente não seja uma má ideia. A dica é reduzir o seu consumo durante o período menstrual. Isso irá evitar a sensação de retenção de líquidos e os desconfortáveis inchaços na região abdominal. Portanto, coloque menos sal na pipoca, na salada e em outros pratos que deseja saborear nesse período.

Alimentos ricos em magnésio

Alimentos ricos em Magnésio

Os alimentos ricos em magnésio, como feijão, produzem inchaço, a qualquer momento que você consumir. Além disso, eles são o tipo de alimento que o nosso organismo digere mais lentamente, por isso, é altamente provável que, após comer feijão no almoço ou jantar, você sinta-se mais sonolento e sem energia. Se você quer se sentir mais leve e ativa nos dias da menstruação, evite esse tipo de alimento.

O que comer durante a menstruação para aliviar o mal estar

Agora que você já sabe quais alimentos você deve evitar durante a menstruação, vamos dar algumas dicas de alimentos que fazem bem nesse período. Mas, não faça nenhuma ingestão exagerada, pois tudo que é demais faz mal. Quando a alimentação é feita com consciência, os resultados são muito favoráveis.

Peixe

Peixe como alimento

Os peixes são uma excelente fonte de ômega 3, que não só traz benefícios para o coração, mas também alivia as cólicas menstruais. Isto é corroborado por um estudo publicado na Obstetrics & Gynecology, uma revista mundialmente conhecida por suas publicações na área da saúde da mulher.

Esse estudo descobriu que as mulheres que receberam uma dose diária de óleo de peixe, tiveram um alivio muito significativo nos desconfortos menstruais. Isso porque o aumento do ômega 3 é ideal para o tratamento dos sintomas da Tensão Pré-menstrual (TPM).

BrócolisBrócolis

O brócolis tem uma alta quantidade de fibra que ajuda a aliviar o inchaço. Ele também contém cálcio, vitamina A, C, B6, E, potássio e magnésio, que são nutrientes que ajudam a controlar os desconfortos menstruais.

Essa pesquisa publicada na Obstetrics & Gynecology, explica que alimentos verdes reduzem significativamente a dor menstrual. Isso porque à influência do estrogênio na dieta da mulher. Portanto, recomendamos consumir brócolis, porque ajuda a eliminar o inchaço e se livrar da fadiga.

Bananas

beneficios da banana

Comer alimentos que contenham magnésio, tais como bananas, ajuda a reduzir a retenção de água durante o período menstrual. Além disso, essa fruta contém melatonina, que ajuda a regular os ritmos naturais do corpo e proporciona uma boa noite de sono. Portanto, recomendamos consumir bananas, uma vez que irá aliviar a dor e ajudá-la a dormir em paz e sem interrupção.

Quinoa

receitas com quinoa

Quinoa é rica em proteínas e fibras, mais do que o dobro de outros grãos comuns. A quinoa também contém hidratos de carbono, que ajuda a regular as alterações de humor e estimular a produção de energia. Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine, constatou que as mulheres que seguem uma dieta de baixo carboidrato são mais propensas a se deprimir.

Além disso, tendem a ficar mais ansiosas e irritadas, em comparação com aquelas que consomem grãos integrais todos os dias. Os estudiosos acreditam que os carboidratos promovem a produção de serotonina, que ajuda na sensação de felicidade e garante mais energia.

Leite e ovos

leite e ovos

Um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, descobriu que uma alta ingestão de cálcio e vitamina D reduz o risco de síndrome pré-menstrual. Portanto, os pesquisadores recomendam comer alimentos com baixo teor de gordura, como iogurte e leite desnatado para se obter uma quantidade adequada de vitamina D.

Além disso, o cálcio pode atuar como um relaxante muscular, o que é útil para aquelas mulheres que sofrem de cólicas menstruais. Entre os alimentos ricos em cálcio, estão o queijo, amêndoas, soja, sementes de gergelim e leite.

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